Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Ações recuam por dúvidas sobre acordo da zona do euro e Intel

NOVA YORK, 12 de dezembro (Reuters) – As bolsas de valores dos Estados Unidos operavam em baixa nesta segunda-feira, com preocupações remanescentes sobre o acordo de integração econômica na Europa e após o corte de previsões da Intel.

Os custos de financiamento de um ano da Itália continuaram perto da máxima recorde em um leilão, sinalizando que a cúpula da União Europeia (UE) na semana passada não conseguiu tranquilizar os investidores sobre as medidas anticrise sendo tomadas. O índice das principais ações europeias caía 1,47 por cento.

As ações da Intel perdiam 4,2 por cento, para 23,95 dólares, depois que a companhia cortou a projeção de receita para o quarto trimestre, devido à escassez de discos rígidos.

O índice das ações de fabricantes de semicondutoresrecuava 3,18 por cento.

Outro destaque negativo eram os bancos, com o índice S&P do setor financeiro declinando 2,7 por cento. O índice dos bancos europeus perdia 2,8 por cento.

“O modo como os bancos europeus e os bônus italianos e espanhóis estão operando são as duas coisas que direcionam como nós abrimos todos os dias”, disse Jack de Gan, diretor de investimentos da Harbor Advisory Corp em Portsmouth, New Hampshire.

Às 13h51 (horário de Brasília), o índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, caía 1,32 por cento, para 12.023 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 recuava 1,63 por cento, para 1.234 pontos.

O termômetro de tecnologia Nasdaq perdia 1,78 por cento, para 2.599 pontos.

(Por Rodrigo Campos)

REUTERS MP JCG