Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Bolsa de Tóquio sobe 2%, com otimismo sobre Europa

Por Da Redação 11 out 2011, 07h32

Por Hélio Barboza

Tóquio – A Bolsa de Tóquio fechou com alta acentuada em resposta ao entusiasmo dos investidores com as promessas feitas no final de semana pelos líderes europeus de recapitalizar os bancos da Europa. As declarações ajudaram a sustentar a cotação do euro contra o iene, o que por sua vez impulsionou as ações de empresas exportadoras.

O índice Nikkei 225 subiu 168,06 pontos, ou 2%, e encerrou aos 8.773,68 pontos. É o maior nível de fechamento do índice desde 16 de setembro. Ontem, a Bolsa não abriu por causa de um feriado.

Apesar do fim de semana prolongado, as ações já abriram o pregão com forte alta, beneficiando-se dos sólidos ganhos da véspera nas bolsas dos EUA, em meio ao otimismo em relação a um progresso de curto prazo na contenção dos problemas bancários e de dívida soberana da zona do euro, especificamente com a expectativa de uma injeção de capital nos bancos europeus.

“O problema europeu em si não foi resolvido, mas uma direção clara sobre recapitalização dos bancos é positiva”, disse o administrador de fundos Naoki Fujiwara, da Shinkin Asset Management. “O pessimismo extremo do mercado parece estar diminuindo”, afirmou o estrategista Toshikazu Horiuchi, da Cosmo Securities. As informações são da Dow Jones

Continua após a publicidade
Publicidade