Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Bolsa de Tóquio sobe 1,1% e supera os 9 mil pontos

Por Da Redação 8 fev 2012, 06h19

Por Dow Jones

Tóquio, 8 – A Bolsa de Tóquio fechou em alta acentuada nesta quarta-feira. A desvalorização do iene estimulou as compras em montadoras como Toyota Motor, enquanto Renesas Electronics e outras fabricantes de chip foram beneficiadas pela notícia de uma possível reestruturação de seus negócios. Esses movimentos ajudaram o índice Nikkei a superar a barreira dos 9 mil pontos pela primeira vez desde 28 de outubro.

O Nikkei ganhou 98,07 pontos, ou 1,1%, e terminou aos 9.015,59 pontos, após baixa de 0,1% no pregão de terça-feira. O volume de negociações seguiu pesado, com 2,47 bilhões de ações, o segundo melhor do ano.

Os principais índices estiveram em alta desde o início do pregão, na sequência dos ganhos em Wall Street e de declarações de que as negociações sobre a reestruturação da dívida da Grécia estão próximas de uma conclusão. Dados do pré-mercado também mostraram que as contas offshore de nove corretoras estrangeiras haviam dado ordens de compras líquidas de 3,7 milhões de ações japonesas no final da terça-feira – essa é apenas a segunda vez que as compras superaram as vendas este mês.

“As ações do Japão estão se tornando resistentes em face de questões da dívida da zona do euro”, disse Takashi Ushio, gerente geral de informações de investimento da Marusan Securities, citando a valorização do dólar e do euro sobre o iene.

Continua após a publicidade
Publicidade