Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolsa de Tóquio avança 1,6%, com baixa do iene

Por Dow Jones

Tóquio, 17 – A Bolsa de Tóquio encerrou a semana em forte elevação. Nesta sexta-feira, o índice Nikkei voltou a atingir o mais alto nível em mais de seis meses, graças à desvalorização do iene, após a divulgação de sólidos dados econômicos dos Estados Unidos. Este movimento estimulou o rali nas ações de exportadoras automotivas, como Honda Motor, e do setor tecnológico, com destaque para a Nikon.

O Nikkei ganhou 146,07 pontos, ou 1,6%, e terminou aos 9.384,17 pontos, após um declínio de 0,2% na sessão de quinta-feira. Foi o maior fechamento desde 4 de agosto. O volume de negociações continuou robusto, com 2,6 bilhões de ações.

Os índices abriram altamente positivos, no embalo dos bons números da economia norte-americana, incluindo o índice de imóveis e os pedidos semanais de desemprego. Isso estimulou as compras em meio às preocupações sobre o recuo do acordo da dívida grega, enquanto o recente fortalecimento do iene mostrou sinais de abrandamento.

O Nikkei estendeu seus ganhos à medida que o dólar subia acima da marca de 79 ienes pela primeira vez em três meses e meio. Segundo estrategistas, o índice da Bolsa de Tóquio deve ficar firme nas próximas semanas. Poderá até recuperar a marca dos 10 mil pontos para abril ou maio, disse Hideyuki Ishiguro, supervisor de estratégia de investimentos da Okasan Securities.

“Mas é provável que enfrente resistência em torno de uma banda de 9.500-9.600 pontos”, disse Yumi Nishimura, analista de mercado sênior da Daiwa Securities. “Não vai ser fácil romper esse nível”, completou ela.