Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolsa de Atenas despenca 4,56% devido a incerteza política

Atenas, 14 mai (EFE).- As dúvidas sobre a formação de um governo de coalizão na Grécia derrubaram nesta segunda-feira a Bolsa de Valores de Atenas, que caiu 4,56% e chegou a um nível que não era registrado desde o início da década de 1990.

O Athex, índice geral do pregão ateniense, fechou o pregão de hoje aos 584,04 pontos. A queda, no entanto, poderia ter sido ainda mais forte, já que chegou a ser de 7,3% no início das negociações, quando todos os números dos painéis da bolsa estavam no vermelho.

Ao contrário da semana passada, quando o índice setorial bancário foi o mais afetado pela incerteza política, desta vez os bancos sofreram perdas muito mais moderadas e fecharam com queda média de 0,86%.

O presidente da Grécia, Karolos Papoulias, convocou hoje uma nova reunião entre os partidos considerados europeístas – o conservador Nova Democracia (ND), o esquerdista radical Syriza, o social-democrata Pasok e a o centro-esquerdista Dimar – às 19h30 locais (13h30 de Brasília) para tentar que acertem um governo de coalizão.

Segundo um comunicado do Syriza, o líder da legenda, Alexis Tsipras, não irá à reunião porque se nega a firmar acordo com partidos aos quais acusa pela situação na qual se encontra o país e de terem aprovado as medidas de austeridade estimuladas pela União Europeia. EFE