Clique e assine com 88% de desconto

BOLSA ÁSIA-Petróleo prejudica ações e Europa impulsiona euro

Por Da Redação - 27 fev 2012, 07h51

TÓQUIO, 27 Fev (Reuters) – As ações asiáticas caíram nesta segunda-feira com os altos preços do petróleo aumentando as preocupações sobre o crescimento global, enquanto sinais de novos passos das grandes economias para conter a crise da dívida da zona do euro e expectativas de financiamento do Banco Central Europeu (BCE) sustentaram o euro.

O índice que reúne as ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caiu 0,7 por cento, liderado pela queda do setor de materiais. As ações chinesas avançaram, com o setor de fabricantes de automóveis registrando alta após Pequim excluir marcas internacionais da lista aprovada de compras estatais este ano.

O índice Nikkei do Japão diminuiu os ganhos para fechar praticamente estável, após atingir o maior nível em setes meses com um iene mais fraco ajudando os exportadores.

Os preços do petróleo ficaram próximos do maior nível em dez meses nesta segunda-feira devido a preocupações com a piora nas tensões sobre o programa nuclear do Irã. O aumento do petróleo enfraqueceu a demanda por metais industriais e incentivou a queda dos futuros de cobre.

Publicidade

“Um aumento no preço do petróleo puxa a economia para baixo e pesa no crescimento ao redor do mundo”, disse o diretor-gerente da divisão de energia da Sumitomo Corp’s, Bob Takai.

“O aumento do petróleo terá um impacto global -e será negativo- e não ficará limitado ao Oriente Médio, embora a questão europeia aparente estar contida na região”, disse.

O grupo das 20 principais economias pressiona a Europa a melhorar sua barreira de proteção para lutar contra sua crise da dívida, se quiser mais ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI), colocando pressão sobre a Alemanha para que ela derrube sua oposição a um fundo maior de resgate europeu. Países da zona do euro, por outro lado, prometem rever seus fundos de resgate em março.

O índice de Seul encerrou em baixa de 1,42 por cento; o mercado recuou 0,88 por cento em Hong Kongenquanto a bolsa de Taiwan subiu 0,28 por cento. O índice referencial de Xangai ganhou 0,30 por cento, Cingapura retrocedeu 1,05 por cento e Sydneyfechou com desvalorização de 0,92 por cento.

Publicidade

(Reportagem de Chikako Mogi; reportagem adicional de Ian Chua em Sydney e Manash Goswami em Cingapura)

REUTERS NC HBB

Publicidade