Clique e assine a partir de 9,90/mês

BOLSA ÁSIA-Mercados se recuperam com esperança por Grécia

Por Da Redação - 31 jan 2012, 06h29

TÓQUIO, 31 Jan (Reuters) – As bolsas de valores asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira, com o primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, alimentando esperanças de que um acordo com os credores será alcançado nesta semana para evitar um calote desastroso de seu país, mas preocupações sobre a capacidade de refinanciamento de Portugal limitaram os ganhos.

O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,26 por cento, rumando para uma alta mensal de cerca de 10 por cento, após dois meses no vermelho.

As negociações da Grécia com seus credores privados têm sido lentas, mas Papademos disse que houve “progresso significativo”, com o objetivo de ter um acordo definitivo até o fim da semana.

Um otimismo sobre a resiliência econômica dos Estados Unidos também ajudou alguns mercados, como o de Tóquio, que avançou 0,11 por cento, e o de Seul, que deixou de lado uma queda inesperada da produção industrial sul-coreana em dezembro para subir 0,4 por cento.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, porém, o rendimento do bônus português de 10 anos superou 17 por cento na segunda-feira, o maior nível desde a introdução do euro, gerando temores de que Lisboa possa se tornar a próxima Atenas na necessidade de um segundo programa de ajuda externa para evitar a bancarrota.

O mercado avançou 1,14 por cento em Hong Kong e a bolsa de Taiwan ganhou 1,48 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai subiu 0,33 por cento. Cingapuraavançou 0,64 por cento e Sydney destoou ao fechar com desvalorização de 0,24 por cento.

(Por Chikako Mogi)

REUTERS MP HBB

Publicidade