Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

BOLSA ÁSIA-Índices têm forte queda por temor com Itália

Por Da Redação 10 nov 2011, 07h21

Por Alex Richardson

CINGAPURA, 10 de novembro (Reuters) – As bolsas de valores asiáticas fecharam em forte queda nesta quinta-feira, com os juros dos bônus da Itália disparando e gerando temor de que a crise na terceira maior economia da zona do euro seja superior ao potencial de defesa do bloco, arriscando sua separação.

Em Tóquio, o índice Nikkei tombou 2,91 por cento. O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 3,75 por cento, pressionado pelos setores financeiro e industrial.

O mercado de Hong Kong, que tem sido o mais suscetível aos problemas europeus nos últimos meses, teve uma das maiores perdas da região, desabando 4,5 por cento, com os papéis de bancos como o HSBC <0005.HK> liderando o recuo.

A Itália substituiu a Grécia como principal fonte de preocupação na crise, que já dura dois anos. Os juros pagos nos bônus de 10 anos do país subiram para mais de 7 por cento na quarta-feira, nível considerado insustentável para financiar a dívida de mais de 2 trilhões de euros.

O índice de Seul encerrou em baixa de 4,94 por cento. A bolsa de Taiwan perdeu 3,35 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai caiu 1,80 por cento. Cingapura retrocedeu 2,51 por cento e Sydney fechou com desvalorização de 2,35 por cento.

Continua após a publicidade
Publicidade