Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

BOLSA ÁSIA-índices caem de olho em leilão na França

Por Da Redação 5 jan 2012, 06h41

TÓQUIO, 5 de janeiro (Reuters) – A maioria das bolsas de valores asiáticas fechou em queda nesta quinta-feira, com o apetite por risco reduzido por preocupações sobre a capacidade de países da zona do euro financiarem sua enorme dívida pública. O foco dos temores era um leilão de bônus que acontecerá na França.

O índice MSCI das ações da região Ásia Pacífico com exceção do Japão caía 0,48 por cento, pressionado principalmente pelas ações da Austrália, que encerraram em baixa de 1,08 por cento. Em Hong Kong, o mercado avançou 0,46 por cento com ajuda do seto bancário bancos.

Enquanto isso, em Tóquio, o índice Nikkei saiu da máxima em três semanas alcançada na quarta-feira, recuando 0,83 por cento.

“As preocupações com a dívida da zona do euro persistem e o euro está basicamente em uma tendência de declínio, submetido a oscilações de curto prazo dependendo do grau dos riscos”, disseTomoko Fujii, estrategista de câmbio do Bank of America Merrill Lynch, em Tóquio.

A França planeja levantar até 8 bilhões de euros em dívida de longo prazo nesta quinta-feira, após o leilão fraco de bônus alemães na véspera, que, no entanto, marcou uma melhora em relação a novembro, quando a oferta de dívida poderia ter fracassado sem as compras do Banco Central Europeu (BCE).

O índice de Seul encerrou em baixa de 0,13 por cento. A bolsa de Taiwan ganhou 0,68 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 0,97 por cento. Cingapura subiu 0,07 por cento.

(Por Chikako Mogi)

REUTERS MP AAJ

Continua após a publicidade
Publicidade