Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

BOLSA ÁSIA-Índices caem após ação da Moody’s, Tóquio sobe por BC

Por Da Redação 14 fev 2012, 07h03

TÓQUIO, 14 Fev (Reuters) – A maioria das bolsas de valores asiáticas fechou em baixa nesta terça-feira, após o alerta da Moody’s de que poderão ser rebaixadas as notas de alguns países europeus, inclusive a da Grã-Bretanha, lembrando os investidores de que a Europa ainda está na crise de dívida apesar das medidas da Grécia para evitar um calote.

O banco central do Japão, por outro lado, surpreendeu os mercados ao afrouxar ainda mais a política monetária, aumentando o programa de compra de ativos e a injeção de liquidez para combater a deflação e estimular a economia.

O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,46 por cento às 8h02. Em Tóquio, o índice Nikkei mudou de rumo e fechou em alta de 0,59 por cento após o anúncio do BC japonês.

A agência de classificação de risco Moody’s disse que pode cortar as notas “AAA” de França, Grã-Bretanha e Áustria, enquanto rebaixava Itália, Portugal, Espanha, Eslováquia, Eslovênia e Malta.

“Os mercados asiáticos realmente seguiram a notícia sobre rebaixamentos nestes países europeus, conforme perceberam que ainda não há resolução. A notícia fez ressurgir preocupações sobre o problema europeu”, disse Frances Cheung, estrategista sênior do Crédit Agricole CIB em Hong Kong.

O índice de Seul encerrou em baixa de 0,15 por cento. O mercado ganhou 0,15 por cento em Hong Kong e a bolsa de Taiwan recuou 0,36 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 0,30 por cento. Cingapuraavançou 0,37 por cento e Sydney fechou com desvalorização de 0,99 por cento.

(Por Chikako Mogi)

(Tradução Redação São Paulo; +5511 5644-7727))

REUTERS MP JCG

Continua após a publicidade

Publicidade