Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

BOLSA ÁSIA-Cautelosos, mercados recuam antes de reunião da UE

Por Da Redação - 23 maio 2012, 08h12

TÓQUIO, 23 Mai (Reuters) – A aversão a risco provocou um forte recuo nos mercados asiáticos nesta quarta-feira, à medida que diminuíram as esperanças por novas medidas para enfrentar a crise da dívida da zona do euro e a precaução aumentou antes de uma reunião de líderes europeus, com novos temores de que a Grécia deixe a moeda única.

Às 8h(horário de Brasília), o índice MSCIque reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão operava em queda de 2 por cento.

O indicador havia subido 1,1 por cento na terça-feira, em seu dia de maiores ganhos em quase dois meses, levado pela esperança de que líderes europeus poderiam encontrar maneiras de dinamizar suas economias e pelos relatos de que a China estaria planejando medidas para combater a desaceleração.

Os setores que tiveram melhores performances na terça –tecnologia e matéria-prima –, desabaram nesta quarta. As ações de tecnologia de empresas sul-coreanas caíram 1,3 por cento, puxadas pela queda de mais de 3 por cento da Samsung Electronics.

Publicidade

Os investidores ficaram de olho na movimentação dos líderes europeus em busca de novas medidas para conter a crise da dívida da zona do euro, conforme os problemas crescem devido a preocupações de uma eventual saída da Grécia do bloco e com a instabilidade dos bancos espanhóis.

Líderes europeus vão se reunir nesta quarta com a previsão de que sejam discutidas medidas para impulsionar o crescimento, mas não há perspectiva de um plano capaz de restaurar o otimismo entre investidores, particularmente com a Alemanha mantendo forte oposição aos eurobônus.

“Pode resolver a crise da dívida? Não”, afirmou o gerente de metais preciosos da Heraeus, Dick Poon, em Hong Kong. “Todo mundo está preocupado com a saída da Grécia da zona do euro e com a economia global, e prefere guardar o dinheiro na mão do que comprar alguma coisa”.

O índice Nikkei, do Japão, caiu 1,7 por cento.

Publicidade

A bolsa de Cingapura teve queda de 1,53 por cento, a 2.780 pontos, assim como Taiwan, que caiu 1,75 por cento e Hong Kong com queda de 1,70 por cento. O índice referencial de Xangai recuou 0,42 por cento e Sidneycaiu 1,31 por cento.

(Reportagem de Chikako Mogi; Reportagem adicional de Atanas Dinov em Tóquio e Rujun Shen, em Cingapura)

REUTERS DAD PF

Publicidade