Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

BOLSA ÁSIA-Ações caem por cautela de investidores e China

Por Da Redação 5 mar 2012, 07h44

TÓQUIO, 5 Mar (Reuters) – As ações asiáticas caíram nesta segunda-feira, na medida em que os investidores ficaram cautelosos em continuar pegando carona no otimismo puxado por liquidez, sem ver mais evidências de um crescimento global firme, além de temores sobre o impacto de uma desaceleração do crescimento chinês.

O sentimento do mercado tem melhorado desde o final do ano passado, com bancos centrais ao redor do mundo inundando o sistema financeiro com amplos financiamentos para evitar uma crise de crédito, permitindo que o dinheiro flua para uma grande gama de ativos.

Mas enquanto dados recentes dos Estados Unidos sugeriram que uma recuperação animou os investidores a mudar o foco em direção a fundamentos econômicos e a distanciar-se dos problemas de longo prazo na zona do euro, eles continuam observando a evolução da crise da dívida e também o aumento dos preços do petróleo.

“Aparentemente os mercados estão em modo de espera. Os investidores estão esperando pelo próximo catalisador antes de renovar suas posições”, disse o estrategista de mercado da IG Markets Stan Shamu.

O índice que reúne as ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caiu 1,1 por cento, com as ações chinesas liderando a queda devido a perspectivas de crescimento menor na segunda maior economia do mundo. O índice Nikkei do Japão caiu 0,8 por cento diante de uma realização de lucros, dado o recente rali.

O índice de Seul encerrou em baixa de 0,91 por cento, o mercado recuou 1,38 por cento em Hong Kong e a bolsa de Taiwan tombou 1,35 por cento. O índice referencial de Xangai perdeu 0,64 por cento, Cingapuraretrocedeu 1,69 por cento e Sydney fechou com desvalorização de 0,24 por cento.

(Reportagem de Chikako Mogi; reportagem adicional de Ian Chua e Narayanan Somasundaram em Sydney)

REUTERS NC HBB

Continua após a publicidade
Publicidade