Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Boeing e Cargolux resolvem disputa sobre entrega de aeronaves

Por Da Redação 12 out 2011, 16h02

BRUXELAS (Reuters) – A Cargolux Airlines International resolveu uma disputa contratual que bloqueava a primeira entrega da aeronave cargueira 747-8 Freighter, da Boeing e aceitará seus primeiros dois aviões na quinta e sexta-feira, informou a transportadora.

A primeira entrega da versão alongada e atualizada do 747-8 estava atrasada desde meados de setembro, quando a Cargolux, de Luxemburgo, abruptamente se recusou a receber a encomenda por conta de uma disputa que, mais tarde, foi atribuída ao desempenho dos motores da General Electric.

A companhia, que já tem 13 modelos 747-8 sob encomenda, ainda se recusa a discutir os detalhes da disputa com a Boeing e a GE, mas afirmou que a equipe de negociações “tomou as ações apropriadas”.

“O 747-8 Freighter será um motivador de crescimento rentável para a Cargolux”, afirmou o presidente-executivo da companhia, Frank Reimen, em um comunicado nesta quarta-feira.

Um porta-voz da GE não quis comentar sobre o assunto.

“Embora tivemos de esperar mais do que o previsto, essa demora não faz dessas entregas algo menos doce”, disse o vice-presidente de marketing do departamento de aviação comercial da Boeing, Randy Tinseth.

A Boeing já possui, no total, 75 pedidos por seu 747-8 Freighter, com preço de tabela de 319 milhões de dólares, segundo o website da companhia. Essa versão do avião cargueiro promete uma melhor autonomia de combustível.

(Por Robert-Jan Bartunek em Bruxelas e Kyle Peterson em Chicago)

Continua após a publicidade

Publicidade