Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Boa Vista: pedidos de falência sobem 13,1% em novembro

Por Wladimir D’Andrade

São Paulo – O número de pedidos de falências no País aumentou 13,1% em novembro em relação a outubro e 6,2% ante o mesmo mês de 2010, informou hoje a Boa Vista, empresa administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Já no acumulado deste ano até novembro, o total de falências requeridas foi 7,5% menor do que no mesmo período de 2010. As falências decretadas, no entanto, acumularam neste ano até novembro aumento de 1,7%, mas caíram na comparação com outubro (-21,5%) e ante o mesmo mês de 2010 (-12,1%).

De acordo com a Boa Vista, medidas macroprudenciais adotadas no final de 2010 e ao longo de 2011 pelo Banco Central para restringir o crédito tiveram pouco efeito sobre os indicadores de falência. Para os próximos meses, a empresa espera uma melhora no desempenho das empresas devido à revogação das medidas macroprudenciais, ao aumento do consumo impulsionado pelo crescimento da renda e do emprego e ao ciclo de redução da taxa básica de juros (Selic).

“A proximidade do fim de ano mantém o comércio aquecido e deve colaborar para o fechamento de 2011 com recuo nos pedidos de falências sobre 2010”, afirma a Boa Vista, em nota divulgada hoje.

O total de pedidos de recuperação judicial em novembro foi 36,4% menor do que em outubro. Na comparação com novembro do ano passado, porém, houve aumento de 23,5%. E, no acumulado deste ano, o número de pedidos de recuperação judicial recuou 12,6%. Em relação às recuperações judiciais deferidas, novembro apresentou queda de 3,2% ante outubro e de 6,3% em relação ao mesmo mês de 2010. No acumulado deste ano até novembro, entretanto, houve leve aumento de 0,3% na comparação com o mesmo período do ano passado.