Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Boa Vista: inadimplência sobe 2,4% em novembro

Por AE

São Paulo – A inadimplência subiu 2,4% em novembro, em relação a outubro, a segunda alta mensal consecutiva apurada pela empresa Boa Vista, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). No acumulado de janeiro a novembro, o número de novos registros cresceu 23,2%, ante o mesmo período do ano passado. A comparação em relação ao mês de novembro do ano passado registra alta ainda maior, de 24,6%.

Na avaliação da empresa, o início de um ciclo de diminuição da taxa de juros, aliado aos altos níveis de emprego e renda, contribuem para que o número de registros de inadimplentes seja elevado, com pequenas variações mensais, apesar da retração observada nas economias brasileira e mundial.

A análise regional dos registros de inadimplentes apontou que a região Centro-Oeste é a que apresenta a maior variação no acumulado do ano, com expansão de 25,9%. A região Nordeste, por sua vez, teve a menor alta no número de registros, com crescimento de 21,5%. Na variação mensal, quando analisada a série com ajuste sazonal, a região Centro-Oeste também foi a que apresentou o maior aumento, de 6,9%.

O indicador mostrou ainda crescimento na recuperação do crédito no acumulado de janeiro a novembro. O total de registros, com a exclusão dos inadimplentes, aumentou 17,1% ante o mesmo período do ano passado. Em novembro, a recuperação do crédito teve alta de 7,6% ante o mesmo mês do ano passado, após dois meses consecutivos de queda.

O indicador apresentou forte crescimento no mês, refletindo a tendência observada nos últimos meses do ano de renegociação de dívidas e retomada do crédito, segundo informações da administradora. A Boa Vista possui mais de 350 milhões de dados sobre transações realizadas por consumidores e mais de 42 milhões de registros sobre empresas, atendendo cerca de1,2 milhão de clientes diretos e indiretos em todos os segmentos da economia.