Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BNDES se esforça para compensar cautela de bancos, diz Coutinho

Banco, no entanto, mantém perspectivas um pouco menores para os desembolsos este ano

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está fazendo um esforço para compensar a cautela de bancos na concessão de financiamentos, afirmou nesta terça-feira o presidente da instituição de fomento, Luciano Coutinho. Entretanto, segundo o executivo, o BNDES ainda mantém perspectivas um pouco menores para os desembolsos em 2014 na comparação com 2013. No ano passado, os desembolsos do banco somaram pouco mais de 190 bilhões de reais, alta de 22% ante 2012.

“As consultas (por financiamentos do BNDES) tinham caído, mas agora se estabilizaram. Temos feito um esforço de sustentar nossos desembolsos em um momento em que as condições estão um pouco mais incertas”, disse Coutinho. “Nossa expectativa era que o mercado privado tivesse participação mais expressiva, mas o que temos observado é um período de maior cautela e uma demanda maior sobre nós”, acrescentou.

Leia também:

União concederá crédito de até R$ 30 bilhões ao BNDES

Consultas de empresas ao BNDES caem 13,9% no 1º trimestre

BNDES está revendo estratégia de redução de investimentos

Coutinho também destacou a importância da renovação, para 2015, do Programa de Sustentação dos Investimentos (PSI), anunciado semana passada pelo Ministério da Fazenda. “A renovação do PSI dá perspectiva, remove a ansiedade dos empresários em relação à continuidade do programa”, afirmou ele.

(com agência Reuters e Estadão Conteúdo)