Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BNDES já pode financiar empresas brasileiras no exterior

Decreto publicado no Diário Oficial anuncia ação para estimular novos negócios

A medida também vale para subsidiárias de companhias brasileiras e empresas estrangeiras cujo acionista com maior capital votante seja domiciliado no Brasil

O governo publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira um decreto que autoriza o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a captar recursos no exterior para financiar investimentos internacionais de empresas brasileiras. O decreto foi publicado depois que o governo divulgou na semana passada uma série de medidas para estimular a economia em um momento de forte crise financeira na Europa e crescimento baixo nos Estados Unidos.

Segundo o texto da medida publicada no Diário Oficial desta terça-feira, o BNDES poderá “utilizar recursos captados no mercado externo, desde que contribua para o desenvolvimento econômico e social do país, para financiar a aquisição de ativos e a realização de projetos e investimentos no exterior por empresas brasileiras”. A medida também vale para subsidiárias de companhias brasileiras e empresas estrangeiras cujo acionista com maior capital votante seja domiciliado no Brasil. O decreto permite ainda que o banco de fomento adquira no mercado primário títulos de emissão dessas empresas.

(Com agência Reuters)