Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BNDES investe R$ 110 mi em empresa controlada pela Ideiasnet

A Padtec é uma das principais fornecedoras de equipamentos de transmissão óptica para a construção da rede de alta velocidade necessária para atender a Copa de 2014 e as Olimpíadas

O braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a BNDESPar entrará com 110 milhões de reais (66%) do aumento de capital no valor de 167 milhões de reais na Padtec, fabricante de equipamentos de telecomunicações controlada pela Ideiasnet, conforme anunciado nesta segunda-feira. Com o negócio, ainda sujeito à provação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Ideiasnet permanece com 34,1% da empresa e o BNDESPar será dono de 20% do capital da fornecedora de sistemas de comunicações ópticas.

O banco de fomento também disponibilizará uma linha de financiamento de 28,9 milhões de reais para a companhia desenvolver novas gerações de produtos. O restante do dinheiro necessário para o aumento de capital será aportado pelo restante dos sócios, entre eles o CPqD, um centro de desenvolvimento tecnológico, que segue como principal acionista. “Os recursos serão destinados ao desenvolvimento do plano de negócios da Padtec, com foco na ampliação do portfolio de produtos, na expansão da atuação internacional e na aquisição de empresas, consolidando assim a sua liderança nos mercados nacional e latino-americano e preparando a empresa para uma futura abertura de capital”, disse a Ideiasnet em comunicado divulgado mais cedo.

Leia também:

Japonesa Yasuda compra a brasileira Marítima Seguros

Eike Batista manifesta intenção de fechar capital da CCX

A empresa – Em julho de 2012, a Padtec foi escolhida pela Telebras para fornecer os equipamentos de transmissão óptica para a construção de uma rede de alta velocidade voltada ao atendimento dos grandes eventos esportivos que ocorrerão no Brasil nos próximos anos. O valor do contrato é de 68 milhões de reais e a proposta é interligar a princípio, as 12 cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014, com a infraestrutura necessária para a transmissão de conteúdos de voz e vídeo.

A Padtec está localizada em Campinas, no interior de São Paulo, e tem cerca de 360 empregados. Após os investimentos do BNDES, o número de colaboradores deverá ser ampliado para 700, segundo o banco. A Ideiasnet ingressou no capital social da Padtec em 2004. Desde então, o faturamento da companhia saltou de 9,4 milhões de reais para 260 milhões de reais em 2012, crescendo, em média, 50% ao ano. A Padtec é também uma das maiores fabricantes da América Latina de sistemas de transmissão baseados na tecnologia WDM, capaz de aumentar em dezenas de vezes a capacidade de transmissão de fibras ópticas.

(com Estadão Conteúdo)