Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BNDES e Finep terminam seleção de planos de empresas

Por Alexandre Rodrigues

Rio de Janeiro – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) informaram hoje a conclusão da seleção de planos de negócios das empresas que poderão participar do Programa Conjunto de Apoio à Inovação Tecnológica Industrial dos Setores Sucroenergético e Sucroquímico (PAISS). Os selecionados deverão receber R$ 2 bilhões.

Em nota, o BNDES informou que foram selecionados 35 planos de negócios de 25 diferentes empresas, que deverão demandar cerca de R$ 2 bilhões nas etapas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O objetivo do programa é fomentar projetos de desenvolvimento, produção e comercialização de novas tecnologias industriais destinadas ao processamento da biomassa de cana-de-açúcar.

Entre os projetos selecionados, 13 são voltados a pesquisas tecnológicas no setor de etanol a partir de celulose (o etanol de segunda geração), 20 para o desenvolvimento de novos produtos e 2 em gaseificação, informou o BNDES. “O segmento de novos produtos, destinado a agregar valor à biomassa da cana, abrange desde intermediários químicos a plásticos biodegradáveis, passando por novos biocombustíveis, tais como diesel, butanol e querosene de aviação”, diz a nota do banco, acrescentando que os projetos selecionados foram escolhidos entre 44 planos apresentados.

O BNDES e a Finep elaborarão, até março do ano que vem, Planos de Suporte Conjunto (PSC) para cada um dos planos de negócio selecionados apontando os instrumentos financeiros mais adequados das duas instituições para financiar os projetos.