Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BNDES dá sinais de que poderá socorrer Lupatech

Por Alexandre Rodrigues

Rio de Janeiro – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deu hoje um sinal claro de que pretende ajudar a salvar a Lupatech das dificuldades financeiras que estão provocando a desconfiança do mercado em relação à sua solvência. O banco confirmou que está conversando com executivos da empresa sobre “alternativas de mercado” para fortalecer a estrutura de capital da companhia como forma de dar continuidade ao seu plano de investimentos.

Os técnicos do BNDES evitaram comentar o assunto, mas as alternativas de mercado mencionadas pela assessoria de imprensa do banco podem ser entendidas como o aval do banco para a venda de ativos e a atração de novos investidores para capitalizar a empresa. Ao lado da Petros, o BNDES é um dos principais sócios da Lupatech.

O BNDES detém 11,4% do capital da Lupatech e também tem uma grande exposição à empresa como credor. Um calote prejudicaria o banco, que emprestou aproximadamente R$ 380 milhões para a companhia nos últimos anos por meio de concessão de crédito e aquisição de debêntures.O apoio do BNDES aos executivos da Lupatech em meio à crise indica a manutenção da confiança do banco na empresa, vista pelo governo como uma das companhias brasileiras de equipamentos com maior capacidade de se beneficiar do crescimento da cadeia industrial de óleo e gás.