BMG lidera ranking de reclamações do BC no primeiro semestre
Banco mineiro ficou bem à frente do segundo colocado no levantamento, o Itaú Unibanco
O banco mineiro BMG liderou com larga margem o ranking de reclamações do Banco Central no primeiro semestre, segundo relatório divulgado pela autoridade monetária nesta sexta-feira.
O levantamento considerou procedentes 784 reclamações contra o banco no período, a maioria relacionada à “ausência de título adequado relativo a cartão de crédito consignado” e a “irregularidades relacionadas ao custo efetivo total de operação de crédito”.
O BMG alcançou índice de reclamações de 323,79. O índice do BC é obtido a partir da divisão do número de reclamações em relação ao número de clientes, multiplicado por 1 milhão. Esta medição considera apenas instituições financeiras com mais de 2 milhões de clientes.
O Itaú Unibanco apareceu em segundo lugar no ranking, com 3.560 reclamações procedentes e índice de 59,05. Em seguida apareceu a Caixa Econômica Federal, com 4.022 reclamações procedentes e índice de 50,74. Bradesco (índice de 47,80,) e Santander Brasil (35,88) ficaram em quarto e quinto lugares, respectivamente.
Leia também:
Caixa vai liberar R$ 10 bilhões para a indústria da construção
Real ainda está 5,1% subvalorizado, mostra ‘Índice Big Mac’
Em nota, o Itaú Unibanco afirmou que está empenhado em ações de melhorias e para mudar sua posição no ranking de reclamações. A Caixa afirmou que o ranking apontou queda no número de reclamações, o que reflete os esforços para a melhoria dos produtos, serviços e processos.
O Bradesco afirmou que teve melhora no ranking e que segue trabalhando para aperfeiçoar a qualidade do atendimento. E o Santander Brasil disse que tem trabalhado para reduzir o número de reclamações. Um porta-voz do BMG não foi encontrado pela agência Reuters para comentar.
(Com Reuters)