Black Friday: clientes registram 9 mil reclamações
No topo da lista, com o maior número de queixas, está a Americanas.com. Em seguida, aparecem Submarino, Saraiva, Shoptime e KaBuM!
As reclamações registradas por clientes que compraram produtos durante a Black Friday ultrapassavam a marca de 9 mil até as 22h desta sexta-feira, de acordo com o site Reclame Aqui. O número já supera o total de ocorrências do ano passado, que teve 8,5 mil queixas. A loja que ocupava o topo da lista era a Americanas.com, com 1.141 reclamações. Em seguida apareciam Submarino (1.012), Saraiva (649), Shoptime (208) e KaBuM! (194). As queixas mais recorrentes foram relacionadas a problemas para navegação no site, falta de estoque dos produtos, a maquiagem de preços, incluindo a famosa oferta “metade do dobro”, além da cobrança de frete caro, compensando o desconto no valor.
Leia também:
Em 2014, Black Friday quer deixar de ser ‘Black Fraude
Varejo espera faturar R$ 1,2 bi com Black Friday
Saiba como evitar as armadilhas da Black Friday
O diretor de Marketing do Reclame Aqui, Felipe Paniago, explica que o site vai seguir com o monitoramento das queixas realizadas durante a promoção. Para facilitar o atendimento, o Reclame Aqui ofereceu gratuitamente aos participantes da Black Friday a possibilidade de falar com consumidores através de chats ao vivo, para resolver problemas imediatamente.
Durante a madrugada de quinta para sexta, muitos sites ficaram fora do ar devido ao grande número de acessos. Mas, desde o amanhecer, consumidores também relatavam problemas com preços, condições de pagamento, entregas e falta de produtos. O Reclame Aqui informou que somente nas primeiras onze horas da Black Friday de 2014 o site superou o número de visitantes observado em toda a Black Friday de 2013, com previsão de mais de 1 milhão de acessos nesta sexta-feira.