Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Black Friday chama atenção, mas gastos devem cair, diz pesquisa

Índice de pessoas que pretendem comprar nessa data subiu, mas valor gasto fica menor que ano passado, de acordo com pesquisa do Google

Em meio a recessão econômica, os consumidores brasileiros estarão prestando mais atenção na Black Friday. De acordo com uma pesquisa do Google em parceria com o Ibope divulgada nesta sexta-feira, o índice de pessoas que pretendem comprar nessa data subiu de 84% em 2015 para 89% neste ano.

Os gastos previstos para o evento ano, porém, diminuíram. Enquanto que em 2015 o montante foi de R$ 1.156, o deste ano ficou em R$ 1.095. Segundo o Google, as pesquisas por preços na Black Friday cresceram cerca de 60% neste ano.

Neste ano, a Black Friday acontece no dia 25 de novembro -última sexta-feira do mês.

O evento pode ser ainda um adiantamento das compras de Natal. Segundo a pesquisa, 47% dos entrevistados já pensam em antecipar as compras natalinas para duas pessoas agora, na Black Friday.

Dentre os produtos, os eletrônicos e eletrodomésticos ainda lideram as intenções de compra, com 64% do total, seguido por roupas, calçados e acessórios (48%),

Já a forma de pagar da maioria será do bom e velho cartão de crédito, no qual 61% deverão optar pelo pagamento parcelado e 33% a vista.

A pesquisa foi realizada com internautas de 18 a 55 anos, das classes A, B e C que costumam realizar comprar online, moradores da Grande São Paulo e interior, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Recife.