Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bill Gates é o homem mais rico do mundo, aponta Forbes

Empresário americano superou, novamente, o mexicano Carlos Slim, segundo colocado. Entre os brasileiros, melhor posicionado é Jorge Paulo Lemann, 26º

Bill Gates manteve o posto de homem mais rico do mundo, à frente do mexicano Carlos Slim, segundo a lista das pessoas que possuem as maiores fortunas, divulgada nesta segunda-feira pela revista Forbes. Nos últimos 21 anos, o dono da Microsoft esteve no topo da lista em 16 deles. O veterano investidor americano Warren Buffett, que preside a firma Berkshire Hathaway, aparece em terceiro lugar.

A revista atribui a Gates, de 59 anos, uma fortuna de 79,2 bilhões de dólares, enquanto a de Slim, de 75 anos, que lidera o grupo mexicano de telecomunicações América Móvil, é calculada em 77,1 bilhões de dólares. A Buffet, de 84 anos, a Forbes atribui uma fortuna de 72,7 bilhões de dólares.

Entre os dez primeiros colocados, apenas um não é americano. Trata-se da francesa Liliane Bettencourt, de 92 anos, do grupo L’Oréal, que ocupa a 10ª posição da lista e que teria uma fortuna de 40,1 bilhões de dólares.

Dos 20 primeiros há quatro integrantes da família Walton, donos da rede de varejo WalMart, que ocupam os postos 8 (Christy Walton), 9 (Jim Walton), 11 (Alice Walton) e 12 (S. Robson Walton).

O mais jovem entre os 20 primeiros é Mark Zuckerberg, criador do Facebook, de 30 anos, que ocupa o posto 16 e a quem a Forbes atribui uma fortuna de cerca de 33,4 bilhões de dólares.

Segundo a Forbes, mesmo com a queda no preço do petróleo e do enfraquecimento do euro, o ranking dos bilionários foi ampliado. São 1.826 bilionários com fortuna total estimada de 7,05 trilhões de dólares ao redor do mundo – mais do que os 6,4 trilhões levantados no ano anterior. São 290 novos bilionários, 71 deles da China.

Leia mais:

‘Forbes’: Neymar é a pessoa mais influente do Brasil

‘Forbes’ lista os grupos terroristas mais ricos do mundo

Brasileiros – O brasileiro com melhor posição no ranking é Jorge Paulo Lemann, dono da Anheuser-Busch InBev, que figura em 26º lugar, com uma fortuna estimada em 25 bilhões de dólares. O segundo é Joseph Safra, dono do Banco Safra, no 52º lugar, com fortuna estimada em 17,3 bilhões de dólares.

Em seguida, na 89ª posição, aparece o empresário Marcel Herrmann Telles, com uma fortuna estimada em 13 bilhões de dólares. O próximo brasileiro, que aparece na 110ª colocação, é Carlos Alberto Sicupira, com 11,3 bilhões de dólares. Telles e Sicupira dividem o comando da Anheuser-Busch InBev com Lemann.

(Com agência EFE)