Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

BID financiará projeto para que empresas brasileiras controlem poluição

Por Da Redação 5 jan 2012, 16h00

Washington, 5 jan (EFE).- O Fundo Multilateral de Investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançará um projeto conjunto no valor de US$ 2,8 milhões para que empresas brasileiras possam controlar suas emissões de gases poluentes, informou nesta quinta-feira a instituição.

O programa é uma parceria do BID com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e tem como objetivo ajudar 200 pequenas e médias empresas a medir e gerir o lançamento de gás carbônico (CO2) no meio ambiente.

O projeto proporcionará apoio técnico para que os empresários possam calcular as emissões e identifiquem oportunidades de negócio. A ABNT, uma associação sem fins lucrativos, certificará as emissões de acordo com as normas internacionais.

O BID informou que esta é a primeira iniciativa desse tipo que inclui pequenas e médias empresas no Brasil. A proposta é que elas também administrem seus impactos no meio ambiente e que exista um órgão certificador.

‘Equipadas com melhores ferramentas, as pequenas e médias empresas do Brasil não ficarão à margem da crescente economia verde da região’, indicou o chefe do projeto por parte do BID, Zachary Levey.

O BID acredita que este projeto contribuirá para fortalecer a liderança do Brasil em ações contra a mudança climática e modernização das empresas. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade