Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bélgica inaugura primeiro ‘cervejoduto’ do mundo

Projeto permite que a cervejaria Halve Maan mantenha sua sede no local em que foi criada, há 500 anos, sem prejudicar as ruas da cidade medieval de Bruges

A cidade de Bruges, na Bélgica, inaugurou na semana passada a primeira rede de dutos do mundo destinada exclusivamente à distribuição de cerveja. O “cervejoduto” belga tem 3,2 quilômetros de extensão e conecta a cervejaria Halve Maan, no centro histórico da cidade, a uma engarrafadora, localizada na área suburbana.

De acordo com a cervejaria, essa foi a solução encontrada para o pesadelo logístico de ter caminhões circulando diariamente pelas ruas estreitas de paralelepípedos da cidade medieval. Bruges é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

A Halve Maan, por sua vez, é uma das cervejarias de mais rápido crescimento no país. O tráfego que ela estava criando na cidade estava se tornando insustentável – e talvez exigisse que ela deixasse a sede em que foi fundada, há 500 anos.

O projeto foi financiado em parte por uma campanha de financiamento coletivo, que arrecadou mais de 300.000 euros – o projeto todo exigia 4 milhões de euros.

Leia também:
Governo quer mudar a lei de recuperação judicial, diz Meirelles
Atividade econômica cai 0,09% em julho, pior que o esperado

O cervejoduto fica 34 metros abaixo da superfície em seu ponto mais profundo. Ele passa sob canais e muralhas históricas da cidade. Por ele passam 4.000 litros de cerveja por hora, o suficiente para encher 12.000 garrafas.