Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

BCE retomará compra de bônus cobertos, diz Trichet

Por Da Redação - 6 out 2011, 11h09

Por Clarissa Mangueira

Londres – O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje retomar a operação de compra de bônus cobertos e manter duas operações separadas de refinanciamento para bancos da zona do euro, afirmou o presidente da autoridade monetária, Jean-Claude Trichet, num esforço para evitar uma iminente crise de liquidez.

Falando na última entrevista coletiva à imprensa do seu mandado de oito anos na condução do BCE, Trichet afirmou que o banco comprará até 40 bilhões de euros em bônus cobertos emitidos por bancos, a partir de novembro. O banco fará suas compras nos mercados primário e secundário e espera concluir o programa em outubro de 2012.

Além disso, o BCE fará uma oferta de refinanciamento de 12 meses em outubro e outra com vencimento de aproximadamente 13 meses em dezembro. Ambas as ofertas terão tamanho ilimitado. Trichet disse também que o banco continuará a oferecer liquidez ilimitada em suas operações semanais e mensais até julho do próximo ano.

Publicidade

As medidas “continuarão a assegurar que os bancos da zona do euro não estão limitados no lado da liquidez”, afirmou Trichet. Segundo ele, os riscos para a economia “continuam no sentido descendente em um ambiente de incerteza particularmente elevada”, enquanto os riscos para a estabilidade dos preços no médio prazo permanecem “amplamente equilibrados.” As informações são da Dow Jones.

Publicidade