Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BC vai ampliar o cadastro dos tomadores de crédito

Clientes com dívidas superiores a mil reais aparecerão no Sistema de Informações de Crédito (SCR); o cadastro hoje só fornece informações sobre clientes com operações acima de 5.000 reais

O Banco Central (BC) vai ampliar a base de dados do Sistema de Informações de Crédito (SCR) a partir de 31 de janeiro de 2012 e incluir clientes com operações do crédito a partir de mil reais, de acordo com a Agência Brasil. Atualmente, o sistema só fornece informações sobre pessoas e empresas com operações acima de 5.000 reais. A identificação será ampliada a partir de 30 de abril do ano que vem.

O BC afirmou que o sistema terá mais detalhes sobre as operações de crédito, como renda das pessoas físicas, faturamento das empresas e informações dos fundos de investimento de direitos creditórios. “A medida contribui para o aprimoramento das ferramentas que o BC tem para supervisionar e avaliar as condições econômico-financeiras das instituições, além de propiciar um melhor conhecimento do processo de inclusão financeira no Brasil”, explicou o BC, em nota.

Endividamento – A mudança vem em um momento que a inadimplência sobe no país. O endividamento das famílias junto ao Sistema Financeira Nacional, enquanto proporção da renda acumulada nos últimos doze meses, cresce mês a mês e, em setembro, bateu recorde. Com a alteração a ser promovida pelo BC, todas essas questões ficarão mais transparentes. O diretor de Fiscalização do BC, Anthero Meirelles, dará mais detalhes sobre as mudanças na tarde desta segunda-feira.