Quase 40 mil chaves Pix sob responsabilidade da 99Pay Instituição de Pagamento S.A. vazaram, em mais um episódio de vazamento de dados no sistema Pix. Só neste ano, é o sexto episódio relatado pelo Banco Central no sistema.
As informações expostas não incluem senhas ou saldos, sendo limitadas a dados cadastrais como CPF e número de conta. Esses dados não permitem movimentação de recursos ou acesso às contas dos usuários afetados. Ao todo, foram comprometidas informações de 39.088 chaves Pix.
Os problemas ocorreram entre os dias 26 de junho e 2 de julho. As pessoas afetadas serão notificadas por meio do aplicativo ou internet banking da instituição onde suas chaves Pix foram cadastradas.
O vazamento ocorre na semana seguinte ao recorde de transações em Pix, registrado na sexta-feira, 5, pelo Banco Central. Foram realizadas 224,2 milhões de operações, que movimentaram R$ 119,4 bilhões. Dados de junho mostram que o Pix tem 165,8 milhões de usuários cadastrados, sendo 151,2 milhões de pessoas físicas e 14,6 milhões de pessoas jurídicas.