Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BC mantém taxa básica de juros em 14,25% ao ano

Decisão foi unânime e já era esperada pelo mercado; Comitê de Política Monetária volta a se reunir nos dias 24 e 25 de novembro

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu nesta quarta-feira manter a taxa básica de juros, a Selic, em 14,25% ao ano. A decisão foi unânime.

A manutenção dos juros básicos da economia brasileira já era esperada por boa parte do mercado financeiro. A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 24 e 25 de novembro de 2015.

Na nota em que anunciou a decisão, o BC disse entender “que a manuntenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado, é necessária para a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante da política monetária”. A nota termina dizendo que “o Copom ressalta que a política monetária se manterá vigilante para a consecução desse objetivo.”

Para tentar conter a alta da inflação, o BC elevou a taxa Selic sete vezes consecutivas, entre 2014 e 2015. O nível atual, de 14,25%, foi alcançado em julho. Depois disso, o Copom reuniu-se duas vezes, e em ambas a taxa básica foi mantida.

Mesmo com as sete elevações consutivas dos juros, a inflação encerrará o ano bem acima da meta perseguida pelo BC, de 4,5%. A projeção atual é de IPCA acima de 9% até dezembro.

Leia mais:

Dólar fecha em alta pelo quarto dia seguido

Doze indicadores para resumir a crise brasileira em números

(Da redação)