Clique e assine a partir de 9,90/mês

BC eleva taxa básica de juros em 0,5 ponto porcentual

A Selic passa agora a 11,75% ao ano; trata-se da segunda alta do governo Dilma

Por Da Redação - 2 Mar 2011, 20h26

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira aumentar a taxa básica de juros (Selic) em 0,50 ponto porcentual, para 11,75% ao ano. Segundo comunicado divulgado pela instituição, a decisão foi unânime e sem viés. O BC ainda frisou que a medida dá seguimento “ao processo de ajuste das condições monetárias”.

No governo Dilma, esta é a segunda elevação promovida pelo comitê – que, desde o início do ano, tem no comando o economista Alexandre Tombini, novo presidente do BC. Em janeiro, o BC já havia promovido um acréscimo de 0,5 p.p. da Selic.

A medida confirma o ciclo de aperto monetário promovido pelo órgão, ante a persistente aceleração da inflação nos últimos meses. A trajetória de alta dos juros contrasta com o quadro verificado no segundo semestre de 2010, ainda no governo Lula, quando a Selic foi mantida estável em 10,75% ao ano.

A decisão de subir a Selic em 0,5 p.p. já era esperada pela grande maioria dos analistas. Para o final do ano, conforme as projeções coletadas pelo BC junto ao mercado para o boletim Focus, a expectativa é que a Selic atinja 12,50% ao ano.

Publicidade