Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BC da Austrália corta taxa de juro para 4,25% ao ano

Por Carlos Mercuri

Sydney – O Banco Central da Austrália (RBA) reduziu a taxa de juro em 0,25 ponto porcentual, para 4,25% ao ano, em um esforço para dar suporte à economia frente aos temores de que a crise na zona do euro se prolongue e contamine a Ásia. Classificado como “amplamente neutro”, o corte foi semelhante à redução efetuada em novembro pela autoridade monetária e era esperado por economistas.

Com esses dois cortes, o RBA chega ao fim do ano com alguma proteção contra uma desaceleração repentina na Europa, disseram economistas. As reduções vão beneficiar setores que têm sofrido com a alta do dólar australiano e a redução do consumo desde a crise de 2008 (exceto o de mineração).

No entanto, é improvável que o RBA promova mais cortes na taxa, a menos que as condições na Europa se deteriorem rapidamente. O “boom” da mineração permitiu investimentos recordes em dutos, grandes o suficiente para alavancar os recursos da economia.

O setor varejista recebeu bem a medida, uma vez que pode trazer um choque de demanda antes do período de vendas do Natal. Os setores industrial e de turismo também podem ter algum alívio, especialmente se houver um enfraquecimento da moeda. As informações são da Dow Jones.