Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BC autoriza operação plena de nova central de crédito

Por Fernando Nakagawa

Brasília – O Banco Central autorizou o funcionamento pleno da nova Central de Cessões de Crédito, chamada de “C3”, a partir de 30 de janeiro, próxima segunda-feira. Nesse ambiente, serão registradas as operações de crédito negociadas entre bancos, o que evita a negociação dupla de uma mesma operação – como aconteceu no Banco Panamericano. Desde agosto, o sistema operava uma autorização parcial concedida pelo BC.

“A partir de agora, a C3 fará a transferência definitiva do ativo negociado simultaneamente à liquidação financeira definitiva, trazendo, dessa forma, maior segurança às operações de cessões de crédito interbancárias”, diz o BC em comunicado distribuído à imprensa.

Desde o início da operação do novo ambiente, o sistema já registrou 89 milhões de parcelas de crédito, em 168 operações que somaram valor de R$ 16 bilhões. Além disso, já estão registradas outras 706 milhões de parcelas de operações de crédito que podem ser negociadas e que somam valor total de R$ 127 bilhões.

“O desenvolvimento do sistema apresenta o potencial de reduzir o risco operacional e de aumentar a liquidez no mercado de cessões de crédito interbancário, representando, dessa forma, importante aprimoramento na estabilidade e na eficiência do Sistema Financeiro Nacional e do Sistema de Pagamentos Brasileiro”, diz o BC em nota.