Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BC americano quer que bancos grandes arquem com parte de custos de regulação do setor

Proposta que está sendo avaliada pelo Fed exigiria um pagamento de 440 milhões de dólares pelas 70 maiores instituições financeiras em operação nos EUA

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) propôs nesta segunda-feira novas avaliações que exigiriam um pagamento de 440 milhões de dólares das 70 maiores instituições financeiras em operação nos Estados Unidos (EUA) para cobrir alguns dos custos com a regulação do setor. As avaliações se aplicariam a bancos com 50 bilhões de dólares ou mais em ativos, assim como outras companhias financeiras não bancárias que possam representar riscos ao sistema financeiro.

Leia ainda: Bernanke defende manutenção de estímulos para a economia

Fed mantém estímulos com pausa da atividade econômica

Segundo dados do Fed, existem 37 holdings bancárias norte-americanas com 50 bilhões de dólares ou mais em ativos, o que sugere que as outras instituições que seriam também taxadas são estrangeiras. A proposta, aprovada pelo conselho do Fed por sete votos a zero, determina como a instituição deve avaliar as companhias e estima o total de custos com as avaliações. Segundo o Fed, os pagamentos dos bancos só serão recolhidos após a finalização da regra.

A lei financeira Dodd-Frank, adotada após a crise de 2008, determina que o Fed deve cobrar taxas suficientes para cobrir os custos com a regulação das companhias financeiras. As instituições financeiras envolvidas têm até 15 de junho para comentar a proposta.

(com Estadão Conteúdo)