Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Barroso: Europa precisa encerrar resposta ‘fragmentada’

Presidente da Comissão Europeia criticou os líderes europeus por concordarem em assumir compromissos e depois se afastarem deles

A Europa deve colocar um fim à resposta “fragmentada” à crise e não deixar dúvidas sobre seu compromisso em defesa do euro, disse hoje o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Em seu discurso anual do estado da União Europeia para os legisladores, ele criticou os líderes europeus por concordarem em assumir compromissos durante as reuniões de cúpula e depois se afastarem deles. Barroso também pediu aos países mais ricos da UE para demonstrar sua vontade de agir no interesse de todos os 27 países do bloco.

Leia também:

Justiça alemã rejeita veto a fundo de resgate europeu

A Europa precisa de um “acordo decisivo” para enfrentar a crise. “Não devemos deixar nenhuma dúvida sobre a integridade… ou a irreversibilidade do euro”, disse o dirigente. Para Barroso, a Europa precisa dar um salto à frente na integração dos estados membros em relação à moeda comum. “Precisamos parar de tentar responder às perguntas do futuro com as ferramentas do passado.”

(Com Agência Estado)