Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Banco da França prevê recessão no final do ano

Se as estimativas se confirmarem e PIB cair 0,1% no 4º trimestre, esta será a primeira recessão da economia francesa desde a crise de 2009

Por Da Redação 9 nov 2012, 09h29

O Banco da França prevê que o país entrará em recessão no final deste ano, ao estimar uma queda de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre. A economia francesa já recuou 0,1% nos últimos três meses findos em setembro. Dois trimestres consecutivos de queda do PIB indicam recessão técnica.

Trata-se da primeira estimativa sobre 2012 projetada pelo Banco da França e é divulgada apenas seis dias antes das previsões do Instituto Nacional de Estatística (Insee). Se as estimativas se confirmarem, será a primeira recessão da economia francesa desde a crise de 2009.

Em suas últimas previsões, o Insee calculava uma estagnação nos dois últimos trimestres do ano e um crescimento de 0,2% no conjunto de 2012, um décimo menos do que os números esperados pelo Governo.

Nesta semana, a Comissão Europeia divulgou relatório em que estima crescimento de 0,4% para a economia francesa em 2013. A expectativa é menos otimista que a do próprio governo francês, que apostava em crescimento de 0,8% do PIB.

Leia mais:

PIB da eurozona cairá 0,4% em 2012

Eurozona: vendas no varejo caem puxadas por combustíveis

(com agência EFE)

Continua após a publicidade

Publicidade