Clique e assine a partir de 9,90/mês

Banco chinês promove maior IPO do mundo

O Agricultural Bank of China protagonizou a maior oferta pública inicial da história, no valor de 22,2 bilhões de dólares

Por Da Redação - 7 jul 2010, 05h38

Até então, o maior IPO da história havia sido o do Industrial and Commercial Bank of China, que levantou 21,9 bilhões de dólares em oferta realizada em 2006

O Agricultural Bank of China (AgBank) precificou suas ações nas bolsas de valores de Xangai e Cingapura nesta terça-feira, protagonizando a maior oferta pública inicial (IPO) da história: mais de 22 bilhões de dólares quando incluído o lote suplementar.

O IPO, com o qual o AgBank está levantando recursos para fortalecer o capital do banco, ainda enfrenta um difícil ambiente de mercado, com a estreia da negociação das ações planejada para 15 de julho em Xangai e um dia depois em Hong Kong. A operação acontece em meio a um mercado acionário chinês em queda e à crise de dívida na zona do euro que vem sacudindo outras bolsas de valores no mundo.

Apesar do ambiente incerto, o terceiro maior banco chinês em ativos foi capaz de atrair uma forte demanda para o IPO. O AgBank, a mais recente entre as instituições chineses a abrir capital, tem uma ampla rede de agências em regiões rurais na China, mas também está presente nas principais cidades do país.

Há apenas três anos, o AgBank, fundado por Mao Zedong em 1951, era tecnicamente insolvente, com empréstimos problemáticas da ordem de 24 por cento da carteira. Sua reviravolta, após um pacote de 30 bilhões de dólares e a renegociação de financiamentos ruins, ressalta a força da economia chinesa, em rápida expansão, e o forte controle estatal do sistema bancário do país.

Continua após a publicidade

O AgBank, com sede em Pequim, vendeu 25,4 bilhões em ações em Hong Kong, a 3,20 dólares de Hong Kong cada papel. A faixa revisada de preço era de 3,18 a 3,38 dólares de Hong Kong, disseram nesta terça-feira fontes diretamente envolvidas na operação. A estimativa original de preço era 2,88 a 3,48 dólares de Hong Kong por ação.

Em Xangai, a ação do banco foi precificada no teto das estimativas, afirmaram outras fontes diretamente envolvidas com a operação. O AgBank vai vender 22,24 bilhões de iuans (3,28 bilhões de dólares) em ações, a 2,68 iuans cada, após indicar uma faixa entre 2,52 e 2,68 iuans.

Isso significa que o banco vai levantar um total de 19,3 bilhões de dólares com o IPO, mas o exercício de um lote suplementar deve aumentar o total para 22,2 bilhões de dólares.

Até então, o maior IPO da história havia sido o do Industrial and Commercial Bank of China, que levantou 21,9 bilhões de dólares na oferta em 2006.

(com agências internacionais)

Continua após a publicidade
Publicidade