Clique e assine a partir de 9,90/mês

Balanço do Eurosystem encolhe 17,2 bi de euros

Por Da Redação - 10 jul 2012, 12h19

Por Sergio Caldas

Frankfurt – O balanço financeiro do Eurosystem (formado pelo BCE e pelos bancos centrais dos 17 países da zona do euro) diminuiu na semana até 6 de julho, interrompendo três semanas consecutivas de recordes, de acordo com dados do Banco Central Europeu (BCE).

O balanço financeiro encolheu em 17,22 bilhões de euros (US$ 21,17 bilhões), ou 0,6%, em comparação com a semana anterior, para 3,085 trilhões de euros. Em relação ao mesmo período do ano passado, o volume foi cerca de 60,7% maior.

A queda ocorreu depois de a demanda pelos empréstimos semanais em euros do BCE cair na semana passada, embora tenha se mantido num nível relativamente alto. O BCE liberou 163,629 bilhões de euros em fundos de sete dias, abaixo dos 180,378 bilhões de euros da semana anterior.

Continua após a publicidade

O balanço financeiro do BCE vem crescendo rapidamente desde que a instituição decidiu oferecer dois empréstimos de três anos, em dezembro e fevereiro, numa tentativa de evitar uma crise de financiamento e aperto no crédito. Os empréstimos, que totalizaram mais de 1 bilhão de euros de liquidez adicional para o sistema bancário da região, ajudaram a reduzir os custos de financiamento para os governos da zona do euro.

O BCE também informou hoje que o volume de “ouro e recebíveis de ouro” ficou inalterado no balanço do Eurosystem. As informações são da Dow Jones.

Publicidade