Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Balança comercial tem superávit de US$ 2,68 bi em agosto

Resultado é o melhor para agosto desde 2012 e foi mais uma vez motivado pela queda maior nas importações que nas exportações

A balança comercial brasileira registrou um superávit de 2,68 bilhões de dólares em agosto, o melhor resultado para agosto desde 2012 – e mais uma vez motivado pela queda maior nas importações que nas exportações. O número é resultado da diferença entre 15,48 bilhões de dólares em exportações e 12,796 de dólares em importações. As informações foram divulgadas nesta terça-feira pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O saldo positivo ficou dentro das expectativas de mercado, que apontavam para um saldo positivo de 1,8 bilhão a 3,2 bilhões de dólares, segundo levantamento da Agência Estado com 25 instituições do mercado financeiro.

O resultado vem ajudando o país a melhorar suas contas externas diante das recentes altas do dólar, mas não deixa de refletir a deterioração do cenário econômico. Por um lado, as importações recuam por causa da economia em recessão e, de outro, os embarques caem sobretudo em virtude da diminuição no preço de importantes commodities para a pauta comercial brasileira, como minério de ferro e soja.

Acumulado – No acumulado ano, a balança está positiva em 7,29 bilhões de dólares. No mesmo período de 2014, o resultado comercial apresentou um superávit de 250 milhões de dólares. Neste ano, as exportações somaram 128,34 bilhões de dólares de janeiro a agosto e as importações totalizaram 121,05 bilhões de dólares.

Para o ano, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, disse em meados de agosto esperar superávit comercial de até 12 bilhões de dólares.

Leia mais:

Em busca de receita, governo eleva imposto sobre computadores e bebidas alcoólicas

Justiça libera empréstimo à OAS, alvo da Lava Jato

(Com Estadão Conteúdo)