Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

B3 exclui ações da Vale de índice de sustentabilidade por Brumadinho

Segundo a bolsa, decisão não deve ser tomada como pré-julgamento das responsabilidades da companhia; papéis operam em baixa

A operadora da bolsa de valores de São Paulo, B3, afirmou que a ação da mineradora Vale será excluída do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) a partir de 12 de fevereiro, após o desastre em Brumadinho (MG). O rompimento da barragem de rejeito de minérios deixou ao menos 157 mortos e 182 desaparecidos.

A decisão foi tomada na quinta-feira. Segundo a B3, “não deve ser tomada como pré-julgamento das responsabilidades da companhia”.

A administradora da bolsa diz que a exclusão decorre da aplicação do regulamento de sustentabilidade, na qual  estabelece que “serão excluídos da carteira os ativos que forem de emissão de uma empresa cujo desempenho de sustentabilidade, no entendimento do CISE, tenha sido significativamente alterado em função de algum acontecimento ocorrido durante a vigência da carteira”.

De acordo com a B3, o ISE é uma ferramenta para comparar a performance das empresas listadas na bolsa sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. O índice foi criado em 2015.

Pregão

Nesta sexta-feira, o Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, opera em ligeira alta, de 0,30%, com 94.689 às 11h21. As ações da Bradespar, holding da Vale, e da mineradora operavam e baixa de 2,37% e 1,90%, respectivamente.