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Avianca perderá mais 8 aviões depois do feriado de Páscoa

Companhia pode devolver ainda mais três aeronaves requeridas na Justiça; com redução da frota, empresa cancela mais 51 voos na segunda, 22

Por Clara Valdiviezo Atualizado em 17 abr 2019, 21h41 - Publicado em 17 abr 2019, 21h40

A Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nesta quarta-feira, 17, que a Avianca Brasil deverá devolver mais 8 aeronaves a suas proprietárias após o feriado de Páscoa. Em recuperação judicial, a empresa está com problemas com as arrendadoras que fazem o aluguel de aeronaves, por causa de dificuldades em honrar os pagamentos. Dos oito aviões a serem devolvidos, sete voltarão para a empresa de leasing GCAS e uma para a PK Airfinance.

A Avianca operava, até sexta-feira, 12, com 35 aeronaves. A Justiça concedeu a restituição de posse de 9 aviões, que foram devolvidos à Constitution Aircraft Leasing. Nesta quarta-feira, 17, a empresa aérea voa com apenas 26 aviões, sendo que dois destes estão em manutenção. Depois da restituição de mais oito aeronaves, a aérea terá uma frota de apenas 18 aeronaves.

Ainda há processo em tramitação na Justiça para a restituição de posse de mais três aeronaves.

O acordo entre a Avianca e as empresas de leasing foi intermediado pela Anac, para que as aeronaves não fossem devolvidas antes do feriado, de forma a não prejudicar os passageiros. De acordo com a nota da agência, a devolução será feita de forma gradativa a partir de segunda-feira.

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Procurada, a Avianca não quis comentar a decisão.

Nesta quarta-feira, a companhia aérea anunciou o cancelamento de mais 51 voos não vão decolar na segunda-feira, 22, por falta de frota. De quarta-feira, 17, até segunda-feira, 22, após o feriado, a Avianca deixará de fazer 305 voos.

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Está disponível, no site da Avianca, um link para conferir os voos que não acontecerão. A Avianca informa que o consumidor que teve seu voos cancelado deve entrar com o pedido de reembolso no site, ou falar com a agência de viagens que o vendeu a passagem.

Recuperação judicial

Em 11 de dezembro do ano passado, a Avianca Brasil entrou com pedido de recuperação judicial. O objetivo era evitar a paralisação de suas atividades, já que a companhia aérea enfrenta dificuldades para manter aviões arrendados por falta de pagamento aos fornecedores e também vem atrasando o recebimento de taxas aeroportuárias.

A Avianca é a quarta maior companhia aérea do país e suas dívidas somam quase 500 milhões de reais. A companhia chegou a devolver, em dezembro do ano passado, duas aeronaves Airbus A330 para as empresas de arrendamento.

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Os credores aprovaram o plano de recuperação judicial da empresa aérea, que prevê a divisão dos ativos da companhia em sete Unidades Produtivas Independentes (UPI). Elas conterão, principalmente, as autorizações de pouso e decolagem (slots) da Avianca e irão a leilão, marcado para o dia 7 de maio. Gol e Latam já se comprometeram, cada uma, a ficar com pelo menos uma delas por 70 milhões de dólares (aproximadamente 270,3 milhões de reais).  A Azul havia assinado um pré-acordo para a compra de ativos no valor de 105 milhões de dólares (aproximadamente 405 milhões de reais). 

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