Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Avianca consegue suspender perda de posse de aviões por 15 dias

Em recuperação judicial, companhia aérea é alvo de ações que pedem a retomada de aviões por atrasos no pagamento

A Avianca Brasil conseguiu garantir por mais 15 dias a posse de suas aeronaves. Em recuperação judicial desde o início de dezembro, a Avianca soma dívidas de 500 milhões de reais. Nos últimos meses do ano passado, a empresa vinha atrasando o pagamento de taxas aeroportuárias e tendo dificuldade para pagar o aluguel de aeronaves.

A companhia aérea afirma que a Justiça determinou a prorrogação da tutela de suas aeronaves por mais duas semanas. “A empresa reforça que segue operando normalmente, com seus pousos e decolagens mantidos nos cronogramas estabelecidos anteriormente.”

Após a audiência de hoje, a Avianca conseguiu postergar a retomada de 10 aeronaves arrendadas pela Constitution Aircraft, empresa de leasing.

Em nota, a Avianca diz que “segue com foco total na continuidade de suas operações e na elaboração do plano de recuperação judicial, que será apresentado em breve”.

Em dezembro, juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais, deu 30 dias de prazo para a companhia resolver seus débitos com a arrendadora de aeronaves Constitution Aircraft Leasing.

No começo de janeiro, a empresa demitiu 140 funcionários que tinham sido admitidos recentemente. O total de dispensados representa cerca de 2,5% do quadro de funcionários da empresa.

(Com Estadão Conteúdo)