Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Autuações da Receita caem 27,9%

Apesar do aumento no número de empresas fiscalizadas, o valor das autuações a grandes contribuintes da Receita Federal caiu 27,9% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2008 – quando os auditores fiscais estiveram em greve por mais de dois meses.

De janeiro a julho de 2009, as autuações somaram 16,07 bilhões de reais, contra 22,29 bilhões de reais registrados no ano passado, segundo dados divulgados nesta quinta-feira. Crescimento, apenas no total de contribuintes fiscalizados, que foi de 12,8%, passando de 1.058 para 1.194 este ano.

A Receita esclareceu, em nota, que os números foram divulgados em razão do elevado volume de questionamentos sobre o tema. Desde que foi demitida do cargo, há mais de um mês, a ex-secretária Lina Maria Vieira e seus assessores atribuíram sua saída ao fato de ter tornado mais rigorosa a fiscalização a grandes contribuintes.

Ao empossar os novos superintendentes e subsecretários na terça-feira, o atual secretário Otacílio Cartaxo afirmou que “a orientação da Receita permanece inabalável” e que a fiscalização a grandes contribuintes “será ampliada e não haverá mudança nas diretrizes”.

(Com Agência Estado)