Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Aumento do preço médio da refeição é maior do que o do salário mínimo, aponta pesquisa

Segundo dados levantados pela Ticket, o valor da refeição completa cresceu 49% nos últimos cinco anos enquanto salário mínimo, 41%

Por Leticia Yamakami Atualizado em 13 ago 2024, 10h20 - Publicado em 12 ago 2024, 17h52

O almoço fora de casa está pesando cada vez mais no bolso do brasileiro. Pesquisa realizada pela Ticket, marca da Edenred Brasil de Benefícios e Engajamento, mostra que  o preço médio da refeição completa nos últimos cinco anos subiu mais do que o salário mínimo. Enquanto o valor médio da refeição  cresceu 49% desde 2019, o salário do brasileiro teve um incremento de 41% no mesmo período.

O valor médio de uma refeição com prato principal, bebida, sobremesa e cafezinho em 2019 era de 34,62 reais, segundo a pesquisa. Neste ano, a mesma refeição completa custa, em média, 51,61 reais. Já o salário mínimo, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que era de 998 reais cinco anos atrás, hoje está em 1.412 reais.

Quem não recebe vale-refeição precisaria desembolsar 1.032,23 reais por mês para garantir o almoço de segunda à sexta. “Isso corresponde a 73% do salário mínimo. Se somarmos o preço médio da cesta básica, que segundo o Dieese é de 709,28 reais, essa conta sobe para 1.741,51 reais, ou seja, 123% do valor do salário”, diz Natália Ghiotto, diretora de produtos da Ticket.

Na análise regional, o Sudeste é o local em que cinco almoços fora de casa por semana mais custam mais ao trabalhador, onerando 77% do salário mínimo, enquanto o Norte e o Centro-Oeste dividiram a última posição, com 64% do valor total do salário. “Esse cenário também reforça a importância do benefício de refeição oferecido pelas empresas como garantia de acesso a uma refeição completa e de qualidade, que é fundamental para a produtividade e o bem-estar das pessoas”, diz Ghiotto. “O preço da alimentação fora de casa não acompanha o salário, evidenciando o esforço que os trabalhadores precisam fazer para garantir as refeições nos dias trabalhados”, afirma.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.