Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Audi A8, o primeiro carro autônomo nível 3 do mundo

Motorista pode tirar as mãos do volante a até 60 km/h. Sozinho, o carro lê placas e faz curvas

Por Silvio Nascimento, de Barcelona
Atualizado em 12 jul 2017, 13h09 - Publicado em 12 jul 2017, 13h08

A Audi apresentou em seu evento anual de tecnologia, em Barcelona, nesta terça-feira, o novo sedã de luxo A8, o primeiro carro no mundo a ter nível 3 de automação. Isso significa que em determinadas situações, o carro “assume o volante” em estradas,  estaciona sozinho na garagem e pode apanhar o motorista na porta de casa.

O modelo deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2018, e  todo o pacote nível 3 deve estar disponível a partir de 2019.

Como parte do sistema de conforto e segurança autônomos, o A8 é equipado com uma suspensão capaz de assimilar com muita velocidade as imperfeições do solo, e ainda  preparar a suspensão para “ler” buracos e lombadas para deixar carro o mais neutro possível, mais confortável, sem sofrer movimentos mais abruptos.

O sistema ainda levanta o carro em até 8 cm lateralmente em caso de colisão iminente, fazendo com o que impacto ocorro na parte estrutural mais rígida do carro, amenizando os eventuais danos aos ocupantes.

Continua após a publicidade

Se o motorista quiser, pode tirar as mãos do volante, a até 60 km/hora, que um sofisticado sistema de inteligência artificial monitora as distâncias dos carros à frente, atrás, identifica placas e controla a trajetória em curvas. Sensores especiais e câmeras, algumas de 360 graus, fazem o trabalho. Para levantar o carro lateralmente em caso de impacto, radares nos para-choques detectam a velocidade do outro veículo e acionam o sistema de proteção. Na parte de trás do banco do passageiro da frente, há um massageador para os pés, mimo para garantir o luxo do modelo topo de linha da marca.

Internamente, o painel é todo com telas sensíveis ao toque e todos os indicadores são digitais. O A8 tem duas opções de motor 3.0 V6, a gasolina (340 cv) e a diesel (286 cv), e mais duas de 4.0 V8, a gasolina (460cv) e diesel (435cv), e câmbio automático de oito velocidades.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.