Atualização faz velocidade do iPhone 6 cair quase pela metade
Teste feito por blog de tecnologia sugere que o desempenho do aparelho seja prejudicado em 41%. Novo software é medida de segurança contra hackers

A atualização da Apple para corrigir falhas que deixariam o sistema vulnerável a ataques pode fazer a velocidade dos aparelhos cair quase pela metade. Um teste conduzido pelo holandês Melvin Mughal, do blog de tecnologia Melv1n, sugere que o desempenho do iPhone 6 seria prejudicado em 41%.
As mudanças no sistema foram anunciadas pela Apple como uma resposta à descoberta de dois ataques que poderiam afetar dispositivos da marca, assim como todos os que utilizam microprocessadores Intel, AMD e ARM. Batizados de Meltdown e Spectre, os ataques exploram falhas nos chips para atuar sobre a interação entre os processadores e o sistema operacional e conseguir acesso a informações confidenciais dos usuários. Nenhum caso desse tipo de invasão foi relatado até o momento, mas a Apple anunciou que disponibilizaria uma atualização com as falhas corrigidas como prevenção.
De acordo com Mughal, uma queda no desempenho do iPhone após a atualização do sistema já era esperada – e deve acontecer em dispositivos de outras marcas também. Ele utilizou o aplicativo de medição de desempenho Geekbench para registrar a velocidade de um iPhone 6 antes da atualização, como iOS 11.1.2, e depois, com o iOS 11.2.2. Segundo os resultados, foi registrada queda de 41% nas tarefas realizadas com um único núcleo de processamento e de 39% nas que usam mais de um.
Porém, como reconhece Mughal, é difícil atribuir essa queda no desempenho apenas à atualização do software. É possível, também, que a piora da velocidade seja uma das consequências da limitação da performance da bateria que a Apple admitiu, no início do mês, praticar propositalmente em modelos mais antigos de seus produtos. “Essa é um argumento tecnicamente correto, mas que não foi comprovado pelos números de referência do fornecedor correlacionados com a correção das falhas [para evitar] o Spectre”, escreve Mughal.
“Embora essas não sejam as melhores notícias do mundo, a atualização de segurança é um ‘mal necessário’. Qualquer queda de performance que seus dispositivos possam experimentar não valerá a o risco de ser hackeado por causa da vulnerabilidade ao Spectre e a outras coisas ruins que podem acontecer como consequência. Sua segurança deve sempre vir primeiro”, conclui o dono do blog.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.