Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ATUALIZA 1-BC retoma leilões de compra de dólar à vista

(Texto atualizado com mais detalhes e contexto)

SÃO PAULO, 6 Fev (Reuters) – Com o objetivo de segurar mais quedas do dólar, o Banco Central fez um leilão de compra de dólares no mercado à vista na tarde desta segunda-feira, ampliando a intervenção iniciada na sexta-feira passada com uma operação a termo. O BC definiu como corte a taxa de 1,7170 real por dólar.

Às 15h19 (horário de Brasília), o dólar registrava pequena alta de 0,07 por cento, a 1,7381 real para a venda. No momento do leilão, a moeda norte-americana registrava baixa, sendo que na mínima do dia, chegou a 1,7127 real. Na máxima, a moeda norte-americana chegou a 1,7358 real.

É a primeira vez desde 13 de setembro que a autoridade monetária compra moeda no segmento à vista. Na época, o BC interrompeu as compras devido à disparada do dólar por causa do agravamento da crise de dívida na zona do euro.

O dólar vem caindo desde o início de janeiro, e a possibilidade de a moeda cair abaixo de 1,70 real -patamar considerado uma espécie de piso informal para o mercado- alimentou expectativas de que o BC pudesse voltar a atuar para conter uma queda excessiva da moeda.

Na sexta-feira, a autoridade monetária fez um leilão de compra de dólares no mercado a termo, na primeira intervenção do ano e a primeira do tipo desde julho do ano passado.

Segundo os operadores, o Brasil continua recebendo muito fluxo de moeda estrangeira, com os investidores internacionais buscando bons rendimentos. Também impulsiona o movimento as recentes captações externas feitas por empresas brasileiras, além do próprio governo.(Por José de Castro; Edição de Patrícia Duarte)