Clique e assine a partir de 9,90/mês

Atividade industrial do Japão se recupera no fim de 2011

A alta de 4% em dezembro foi motivada pela aceleração da atividade após constantes interrupções de produção na Tailândia, devido às enchentes que atingiram as empresas japonesas no país

Por Da Redação - 31 jan 2012, 08h24

A atividade industrial do Japão cresceu 4% em dezembro, contra previsões de 3% e depois de uma queda de 2,7% em novembro, segundo dados do Ministério do Comércio divulgados nesta terça-feira. O avanço no mês, maior que o esperado, foi influenciado pelas empresas japonesas compensando as interrupções causadas por severas enchentes na Tailândia.

No entanto, uma recuperação sustentável está longe de ser garantida, devido às novas valorizações do iene e à desaceleração econômica mundial. As manufatureiras ouvidas pelo ministério esperam que a recuperação da produção continue, projetando expansão de 2,5% para janeiro e de 1,2% para fevereiro. Mas essas modestas altas não foram suficientes para fazer o ministério melhorar sua avaliação sobre a produção.

A alta de dezembro foi puxada pelas montadoras de veículos e as fabricantes de equipamentos de comunicação, muitas das quais superaram o impacto das inundações na Tailândia garantindo peças de outros lugares ou aumentando a produção local no Japão, disse uma autoridade do Ministério do Comércio. A Tailândia é um grande centro produtor de câmeras digitais, carros e peças eletrônicas.

(Com agência Reuters)

Publicidade