Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Atividade econômica no Brasil cresce 1,38% em 11 meses de 2018

Índice de atividade econômica é medido pelo Banco Central e tenta antecipar o resultado do PIB. Em novembro, a alta foi de 0,29%

A atividade econômica registrou crescimento de 1,38% no acumulado de 11 meses de 2018. É o que mostra o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), divulgado nesta quinta-feira, 17, pelo Banco Central. O dado é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) que deve ser divulgado em fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação entre novembro e outubro de 2018, o índice apresentou alta de 0,29%.  Em 12 meses terminados em novembro de 2018, a expansão chegou a 1,44%. Em novembro do ano passado, comparado ao mesmo mês de 2017, houve crescimento de 1,86%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

Já o Produto Interno Bruto, calculado pelo IBGE é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.