ArcelorMittal teve prejuízo de US$ 193 milhões entre julho e setembro
A maior produtora de aço do mundo registrou o quinto prejuízo trimestral consecutivo. Seu Ebitda, por outro lado, superou as expectativas

A ArcelorMittal, maior grupo produtor de aço do mundo, registrou prejuízo de 193 milhões de dólares entre julho e setembro – o quinto trimestre consecutivo de resultado negativo.
Contudo, em termos de Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), um dos indicadores da geração de caixa, somou 1,71 bilhão de dólares no terceiro trimestre, crescimento de 18,5% sobre um ano antes e marginalmente mais alto que o tradicionalmente forte segundo trimestre. Pesquisa com analistas apontavam uma expectativa de 1,56 bilhão de dólares para o Ebitda do período.
O resultado acima do esperado foi impulsionado pelo aumento nas vendas de minério de ferro e na redução de custos. Enquanto o volume de vendas de aço aumentou 2%, o de minério de ferro vendido a preços de mercado cresceu 20% no período.
“Apesar das condições operacionais continuarem desafiadoras, os indicadores econômicos estão melhorando e estamos cautelosamente otimistas sobre as perspectivas para 2014”, disse o presidente-executivo da ArcelorMittal, Lakshmi Mittal, em comunicado.
Leia mais:
Lucro da Vale no trimestre sobe 139% e alcança R$ 7,9 bi
Minério de ferro atinge maior preço em 4 meses
A empresa, que produz 6% a 7% do aço mundial e é duas vezes maior que sua principal rival. Ela prevê que o consumo global de aço deve subir cerca de 3,5% este ano. Anteriormente era esperada alta de 3%. A melhora da expectativa se deu com a China dando sinais de que pode acelerar suas compras do setor. Por outro lado, as previsões para o mercado americano não são das melhores: agora é esperado que o consumo de aço pelo país caia 1% ante previsão anterior de um crescimento de 1%.
(com agência Reuters)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.